“Estava apaixonado por uma mulher e apaixonado pela cidade onde ela morava. E inventei tudo, ou quase tudo. Uma cidade imaginária num país limítrofe. Foi por ela que andei, mais que pelas ruas reais.”
O livro “A Uruguaia” de Pedro Mairal traz através da visão de Lucas Pereya, escritor e casado com Catalina com quem tem um filho, suas aventuras pelo território uruguaio sobretudo para encontrar Magalí Guerra Zabala, conhecida como Guerra, por quem se apaixonara e trocara carícias em uma visita anterior ao país. O protagonista deixa sua caixa de e-mails aberta no computador de casa e a partir da descoberta de seus segredos é narrada a história dessa derradeira viagem.
Temas como amor, culpa, relações extraconjugais, ilusões, desilusões amorosas e bloqueio criativo aparecem nesse incrível romance latino americano.
Dia 19/06, às 14h, conheceremos um pouco mais de Montevidéu na próxima edição do clube de leitura. O encontro será pela plataforma Google Meet e para participar basta se inscrever. Não é necessário ter lido o livro.
Foto: DAMASCENO, Lilian 2021