Tramas Urbanas convida a todes para a próxima edição do nosso clube de leitura onde conversaremos sobre a experiência de leitura do livro A resistência, de Julián Fuks. Cujo tema parte da reflexão sobre a adoção ou a resistência do irmão ao convívio familiar para trazer outras formas de resistência em uma família que teve que se exilar diante de um contexto de fuga da ditadura militar.
“(…) tem uma série de resistências atravessando o livro e é aproximando dessa noção mesmo: de resistir como um ato simples de existência, existir e resistir como duas coisas muito relacionadas. (…) Gosto, especialmente, do que a palavra tem de ambivalente: resistência como algo negativo, como uma recusa a alcançar algo ou, pelo contrário, como um ato de força, de posicionamento diante de uma situação que exige uma tomada de posição.”
Neste sentido, Fuks nos provoca a pensar sobre pontos de fuga para existências fora dos enquadramentos políticos e sociais autoritários.
Quais formas de resistir enfrentamos nas mais diferentes situações em nossas vidas? E o quanto percebemos nas diferentes dimensões da convivência em sociedade a nossa construção de si e os dilemas nos quais nos deparamos?
Sobre estas e outras questões conversaremos na próxima edição do nosso clube de leitura, dia 09/10 às 14h. O encontro será pela plataforma Zoom e para participar basta se inscrever pelo site do MCSP. Não é necessário ter lido o livro.
Foto: Sousa, Gustavo. 2021.