O Museu da Cidade de São Paulo promove, anualmente, duas edições de Formação para Professores, reforçando seu compromisso com a educação continuada e a valorização do papel dos professores como mediadores entre os estudantes e a cidade. Essas formações têm como objetivo oferecer ferramentas e reflexões para que educadores integrem temas culturais, sociais e históricos de São Paulo em suas práticas pedagógicas, explorando a cidade como um espaço vivo de aprendizado.
A formação no primeiro semestre é aberta a professores de instituições públicas e privadas, profissionais da educação não formal e demais interessados em aprofundar seu conhecimento sobre a cidade e seu patrimônio articulando em suas práticas pedagógicas. Já no segundo semestre, a formação é exclusiva para professores da Rede Municipal de Educação de São Paulo, organizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.
Inspirada no conceito de Museu de Cidade, desenvolvido pelo professor Ulpiano Bezerra de Menezes, a proposta entende a cidade como um grande acervo vivo (acervo operacional). Essa perspectiva valoriza não apenas as edificações históricas, mas também os aspectos simbólicos, os atores sociais, as dinâmicas urbanas, a diversidade cultural e as transformações constantes que moldam a metrópole.
As formações vinculadas à Secretaria Municipal de Educação é composta por encontros presenciais, com duração total de 20 horas. Durante os encontros, os participantes são incentivados a refletir sobre temas como memória coletiva, identidade urbana e direito à cidade, integrando esses conteúdos as suas práticas. Além da construção de conhecimento, a formação busca promover um ensino crítico, conectado à realidade dos educandos e a estimular o pertencimento e a participação social. As formações abertas ao público têm formato menor de 8h, abordando os mesmos aspectos.
Acompanhe as divulgações sobre a Formação para Professores pelo site do Museu da Cidade de São Paulo e pelas redes sociais.