Patrimônio incerto
A mostra abrange vários focos socioculturais. As obras “Embargo”, “Nem sempre novos ares são bons ares”, “Capital natural” e “Expectativas futuras” passaram por uma análise de viabilidades técnicas e de produção em relação à arquitetura e à preservação da Capela e desvelam uma trama complexa entre economia, sociedade, culturas e natureza.
Love is Love, de Alcides Rodrigues
O artista Alcides Rodrigues criou um lambe-lambe que traz cartazes com as cores da bandeira da comunidade LGBTQIAPN+, criados utilizando recursos da tipografia para referendar e celebrar a diversidade e o orgulho desse grupo social.
Memorial Luiz Gama – 10 anos
Exposição em que os fotógrafos Deka Carvalho, Denise Camargo, Eduardo Firmo, Eustáquio Neves e Walter Firmo registram personalidades negras e se inspiram na atuação de Luiz Gama (1832-1882), que nos deixou uma extraordinária biografia e incontáveis legados de imensurável valor, incluindo a República e a Abolição. Com atuação no direito, na arte, na imprensa, na política, na educação e na filosofia, Luiz Gama põe em xeque os alicerces do racismo estrutural e institucional que garantem a manutenção dos privilégios dos escravocratas por séculos.
Como Medida, de Adalgisa Campos
Mostra, com curadoria de Talita Trizoli, que permite ver a cidade a partir de prática de registro da artista. Trata-se de um conjunto de ações de mesura a partir de uma variedade de técnicas e suportes vinculados ao vocabulário formal do desenho, do gráfico, do construto, que seguem desde recintos expositivos até os locais de residência de Adalgisa Campos ao longo dos anos, estendendo-se para objetos, itens estruturais dos espaços e seu próprio corpo. A exposição olha para a cidade de modo simbólico, alterando o enfoque de outras mostras já realizadas na Chácara Lane.
Paraíso (aqui se borda aqui se paga), de Julio Villani
Instalação têxtil site specific — criada para a Capela do Morumbi, com curadoria de Roberta Saraiva — representa um céu invertido, feito de pedras, folhas e lagartos. Atravessada pelo sopro da poesia de Manoel de Barros, ela nos faz olhar para cima para recolher versos do poeta e foi executada ao longo dos dois últimos meses no ateliê de Lina Bo Bardi, na Casa de Vidro, por costureiras de Paraisópolis que fazem parte do Costurando Sonhos, projeto social criado para acolher e empoderar mulheres da comunidade por meio da capacitação em corte e costura. A obra foi realizada a partir de uma parceria entre Casa de Vidro/Instituto Bardi e Capela do Morumbi/MCSP.
Saiba mais Paraíso (aqui se borda aqui se paga), de Julio Villani
Panorama da Cidade de São Paulo
Instalação site specific que mistura elementos da pintura, do desenho, da colagem e da escultura para reprocessar algumas pinturas/imagens históricas que narram a construção do conceito de História do Brasil.
Texto, de Thiago Honório
Instalação de autoria de Thiago Honório que estabelece um diálogo com as procissões de cidades do interior. O artista criou um pequeno algodoal em frente à porta principal e uma trama de ramos de algodão natural foi instalada na nave da Capela. No batistério está exposto um conjunto de mãos feitas de madeira que também faz uma referência às manifestações religiosas e populares.
Leonilson – Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois
Exatamente três décadas após a morte do artista José Leonilson Bezerra Dias, o Museu da Cidade de São Paulo expõe a obra – concebida originalmente para a Capela, em 1993, e que não chegou a receber a visita do autor. Com curadoria de Agustín Perez Rubio e participação de Ana Lenice Dias, a atual montagem traz também anotações e esboços deixados por ele sobre seu último trabalho.
Saiba mais Leonilson – Instalação sobre duas figuras, 30 anos depois
FATO GATO, de Ana dias Batista e João Loureiro
Obra site specific concebida por Ana Dias Batista e João Loureiro, que se interessaram pelo cotidiano do local, identificando pontos de interação, entre eles a presença de uma população de gatos no território. A instalação promove um diálogo com o sítio histórico, tecendo pontes entre a sua memória de ocupação artística e o público visitante, abordando questões da arte contemporânea. Os artistas se utilizaram da área externa da Capela para cultivar erva-dos-gatos e também instalaram um arranhador — para uso dos felinos — no teto da edificação.
INTERSECÇÕES
Com curadoria de Adriana Barbosa, Nabor Jr. e Eleilson Leite, a mostra apresenta um conjunto de movimentos culturais, artistas, processos e encontros que atuam na interseccionalidade histórica e socialmente imposta às populações negra, periférica, indígena e LGBTQIA+ e também revelam como as transversalidades que os unem fomentam a base da cultura na capital, além de fornecer elementos não somente para a celebração coletiva, como para a possibilidade de convivência em uma sociedade onde o racismo, o sexismo e a homofobia são inseparáveis.
Chá. Um viaduto, algumas histórias.
Com pesquisa e curadoria de Ana Paula Nascimento, esta exposição resgata a cronologia e contextualiza a relevância do Viaduto do Chá — que completou 130 anos em 2022. Além de reunir fotografias do acervo do MCSP e de outras instituições de memória, como as bibliotecas da FAU e da Escola Politécnica da USP e o Instituto Moreira Salles, a mostra apresenta os projetos que participaram do concurso para o atual viaduto, lançado pela Prefeitura na década de 1930.
Museu de Rua: Perus
Dividida em quatro temas — Trabalho, Lazer, Bairro e Atuação Feminina —, a mostra, além de compilar imagens principalmente de “Perus Antigo”, visa trazer à tona lembranças tanto coletivas como individuais dos seus moradores e busca evitar o apagamento dessas memórias.
A iniciativa é uma parceria entre o Museu da Cidade de São Paulo e o Centro de Memória Queixadas Sebastião Silva de Souza e contempla um projeto que realiza exposições ao ar livre nas ruas da capital paulista: o projeto Museu de Rua.
Visão, de Rejane Cantoni
Obra site specific imersiva e interativa que se propõe a enquadrar e distorcer a percepção que o visitante tem da Capela do Morumbi. Do lado dentro, escuro total; do lado de fora, é composta de uma superfície de espelhos inclinados que refletem o céu. A instalação tem a função de provocar uma experiência visual de adaptação ao escuro. VISÃO reconfigura a capela em dispositivo que reflete o entorno, o firmamento, e convida à interiorização do fenômeno visual.
Rumor, de Renato Pera
A instalação sonora traz narrações de materiais recolhidos em espaços públicos como o Museu da Polícia, o Arquivo Público do Estado, o Museu da Cidade de São Paulo (CEDOC), entre outras instituições, e que serão emitidas em alto-falantes feitos de fibra de vidro dispostos na escadaria do Beco, que já abrigou um gabinete médico legal.
Amefrikah, de Ramo
A mostra evidencia reflexões relacionadas aos debates e caminhos dos movimentos negros e busca criar visualidades em torno de símbolos de lutas e conhecimentos referenciados a eles, no Brasil, nas Américas e na África, segundo a pesquisadora Luciara Ribeiro.
Registros do Brás, de Michael Robert Alves de Lima
A exposição apresenta um recorte do Brás, tradicional bairro paulistano, numa homenagem a este arquiteto-fotógrafo. Com uma documentação registrada nos anos 1980, ficará em cartaz no Solar da Marquesa de Santos/MCSP e tem curadoria de Felipe Garofalo, Henrique Siqueira e Monica Caldiron.
Saiba mais Registros do Brás, de Michael Robert Alves de Lima
Uma outra cidade, um outro tempo, de Iatã Cannabrava
A exposição reúne um conjunto de imagens feitas entre anos 1980 e 2010, com foco no centro, na periferia e no patrimônio histórico de cidades brasileiras e latino-americanas. São “fotografias impregnadas de relações afetivas, de inquestionáveis densidade e referência sociocultural”, de acordo com o curador Rubens Fernandes Junior.
Saiba mais Uma outra cidade, um outro tempo, de Iatã Cannabrava
Exposição Memória da Resistência
Com curadoria de Alecsandra Matias, a mostra está sendo exibida em quatro unidades do Museu da Cidade de São Paulo (Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem, Casa do Tatuapé e Casa do Bandeirante). A exposição aborda temas que contemplam os caminhos abertos para as manifestações identitárias dos povos originários, dos negros, das mulheres, da comunidade LGBTQIA+ e para a defesa dos direitos ambientais.
Artacho Jurado, arquiteto?
A exposição “Artacho Jurado, arquiteto?” traz ao público um balanço da significativa contribuição deste controverso profissional autodidata, mostrando sua importância na história da arquitetura da cidade de São Paulo, além de estimular o visitante a responder a indagação que motiva a mostra.
CO YBY ORE RETAMA
CO YBY ORE RETAMA, de Andrey Zignnatto, exposição em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, local onde foi Inhapuambaçu, aldeia Tupinaky’ia, representa o retorno de um Tibiriçá ao lar original de sua família. As obras da mostra podem ser consideradas um meio de demarcação indígena tanto de seu espaço físico como do circuito das artes visuais, do território subjetivo da arte e do imaginário de cada visitante.
2720. Viva Maria, de Lívia Aquino
“Canalha” foi a palavra costurada numa bandeira exposta por Waldemar Cordeiro na Bienal de Artes da Bahia, em 1966. A obra foi revisitada por Lívia Aquino na instalação “2720. Viva Maria”. A artista propõe uma ação: costurar 2720 bandeiras coletivamente para cobrir a empena do prédio anexo ao Congresso Nacional, em Brasília, com a palavra passando do singular para o plural.
Caronte 7 voltas
A instalação traz à tona a discussão de um mundo esquecido da cidade de São Paulo: seus rios. Ao captar a água de uma nascente que corre sob o Solar da Marquesa de Santos para escorrer continuamente por um barco, faz com que as águas do rio Tamanduateí subam uma colina histórica. Esse movimento retoma a narrativa das águas para confrontar a ação humana sobre o espaço.
Plantasia Oil Company, de Adrián Balseca
Exposição concebida pelo artista equatoriano Adrián Balseca e realizada em parceria com 34ª Bienal, que tem o título Faz escuro, mas eu canto. A mostra propõe uma reflexão sobre o mundo em que vivemos e o que esperamos para as gerações futuras.
Ozi Stencil – 35 anos de Street Art
Composta de obras de diversos períodos, estudos, desenhos, cadernos de criação, etc., além de uma área biográfica, a mostra faz uma retrospectiva da trajetória profissional de Ozi, cuja biografia se mistura com a história da Street Art brasileira, e reconhece a dimensão de sua arte, que segue em plena atividade no meio com o qual ele mais se identifica: a rua.
Sursum Corda, de Carlos Uchôa
A expressão latina Sursum corda, que significa elevai vossos corações ou corações ao alto, emitida no início de uma missa, serve de título para a instalação que une arte e espiritualidade, em cartaz na Capela do Morumbi. A obra, de autoria de Carlos Uchôa, dialoga com a arquitetura do espaço e reforça o programa curatorial da Capela.
Exposição “Relicto”, de Fernando Limberger
A mostra é composta de três instalações: “Cinzas”, “Verde Infinito” e “Retomada”. As obras, alocadas no Beco do Pinto e na Casa da Imagem, dialogam com conceitos que nutrem a reflexão sobre a paisagem e o tempo – passado, presente e futuro – e o visitante pode pinçar alguns fios condutores para compreender o histórico do meio ambiente do local.
Exposição “Infâncias em São Paulo”
A partir dos acervos do Museu da Cidade de São Paulo e de outros museus e arquivos públicos e privados, a exposição apresenta um percurso por diversos temas e períodos da história das infâncias na cidade de São Paulo. Infâncias, no plural, reconhecendo as diversidades social, econômica e cultural registradas em fotografias, brinquedos e outros objetos e documentos dos séculos 19 e 20. A mostra está em exibição em cinco Unidades do MCSP.
Exposição “Solar, o sobrado nº 3 da Rua do Carmo”
Mostra sobre o Solar da Marquesa de Santos, que abriga, desde 1992, a sede do MCSP. A exposição exibe aspectos históricos do imóvel, além de apresentá-lo como um documento arqueológico e arquitetônico de São Paulo, por meio de objetos encontrados nas escavações arqueológicas da década de 1980 e, mais recentemente, nas prospecções de 2008 e 2010.
Saiba mais Exposição “Solar, o sobrado nº 3 da Rua do Carmo”
Última semana da Exposição São Paulo INVISÍVEL – Conheça os debates e venha visitar até 24/01/2021!
Com curadoria de Alecsandra Matias e coordenação de Henrique Siqueira, a instituição aceitou o desafio de apresentar uma mostra com processo curatorial participativo e visitável pelo público, e por conter, em seus painéis expositivos, os números e as histórias que se relacionam com eles, foram construídos como intervenções artísticas. Com essa proposição, a abertura da…
“A Encosta do Carmo”, segunda edição do Museu de Rua
A mostra, exibida nas calçadas do entorno da Casa da Imagem, apresenta a transformação da antiga várzea do Carmo no Parque D. Pedro II ao longo de 200 anos.
Saiba mais “A Encosta do Carmo”, segunda edição do Museu de Rua
Exposição Giulio Rosso, na Casa Modernista | Museu da Cidade
A exposição Giulio Rosso, em cartaz na Casa Modernista, foi prorrogada até dia 15 de agosto. A mostra, que reúne documentação pertencente ao arquivo pessoal desse artista-decorador – devidamente conservada por seus familiares –, revela como ele transitou por múltiplas linguagens – do mobiliário à ilustração – e apresenta obras e reproduções que ilustram sua criatividade.
Saiba mais Exposição Giulio Rosso, na Casa Modernista | Museu da Cidade
O Museu da Cidade de São Paulo recebe a exposição FRONTEIRAS MOVEDIÇAS de Penna Prearo, na Casa da Imagem, até 13/12/2020
O Museu da Cidade de São Paulo exibe na Casa da Imagem a exposição “Fronteiras Movediças” com 150 obras do fotógrafo Penna Prearo, sob curadoria de Fausto Chermont e coordenação de Monica Caldiron. Com mais de 40 ensaios produzidos ao longo de sua trajetória, o artista seleciona obras de mais de 33 deles, além de…
O Beco do Pinto exibe a exposição RELICTO de Fernando Limberger
O Museu da Cidade de São Paulo exibe a exposição Relicto, concebida pelo artista plástico e paisagista, Fernando Limberger, e coordenação de Henrique Siqueira, composta por três instalações, alocadas no Beco do Pinto e na Casa da Imagem. Cinzas, Verde Infinito e Retomada dialogam com conceitos referentes a paisagem e tempo – passado, presente e…
Saiba mais O Beco do Pinto exibe a exposição RELICTO de Fernando Limberger
A Exposição SÃO PAULO INVISÍVEL, em cartaz no Solar da Marquesa de Santos, foi prorrogada até 24/01/2021. Visite!
O Museu da Cidade de São Paulo recebe a exposição São Paulo Invisível, com curadoria de Alecsandra Matias e coordenação de Henrique Siqueira. A instituição aceita o desafio de apresentar uma mostra com “processo curatorial participativo e visitável pelo público, e por conter, em seus painéis expositivos, os números e as histórias que se relacionam…
A exposição DO CENÁRIO AO MUSEU permanece em cartaz no Solar da Marquesa de Santos!
A mostra exibe cerca de 72 itens da coleção de bens móveis adquiridospara recompor o ambiente da Casa do Bandeirante em 1954, simultaneamente ao seu restauro, em diálogo com as fotografias históricas do evento. As peças exibidas destacam-se pela beleza do fazer manual, pela robustez da madeira maciça, tão rara atualmente, ao mesmo tempo em…
Saiba mais A exposição DO CENÁRIO AO MUSEU permanece em cartaz no Solar da Marquesa de Santos!
DA VINCI EXPERIENCE E SUAS INVENÇÕES | MUSEU DAS CULTURAS BRASILEIRAS | 25.01.2020 – 22.03.2020
A Enel, em parceria com a Base7 Produções Culturais, Consulado Geral da Itália e Embaixada da Itália, traz para São Paulo a exposição internacional Da Vinci Experience e suas invenções, em cartaz a partir de 25 de janeiro, no Museu das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, com entrada gratuita. A mostra celebra os 500 anos…
SURSUM CORDA | CARLOS UCHÔA | REDE VIDA
https://www.youtube.com/watch?v=VJaBvRfxwX4&feature=emb_title
ALLEGRO – GUTO LACAZ NA CHÁCARA LANE – 30.11.2019 – 29.03.2019
O Museu da Cidade de São Paulo inaugura, na Chácara Lane, a exposição de Guto Lacaz. A mostra também marca a retomada do programa curatorial Gabinete do Desenho. “A exposição apresenta uma intersecção entre as diversas linguagens que o artista transita. São cinco instalações inéditas expostas entre poesias visuais, desenhos, gravuras, publicações e objetos, obras…
Saiba mais ALLEGRO – GUTO LACAZ NA CHÁCARA LANE – 30.11.2019 – 29.03.2019
SOB ATAQUE | COLETIVO GARAPA | CASA DA IMAGEM | 27.10.2019 – 15.03.2020
No sábado, 26.10.2018, a partir das 11 hrs, o Museu da Cidade de São Paulo/Casa da Imagem inaugura a exposição do coletivo Garapa, Sob Ataque. A exposição é realizada com apoio do Edital de Apoio à Criação e Exposição Fotográfica da Secretaria Municipal de Cultura. Local: Museu da Cidade de São Paulo / Casa da…
Saiba mais SOB ATAQUE | COLETIVO GARAPA | CASA DA IMAGEM | 27.10.2019 – 15.03.2020
NÃO OFICIAL | PAULO D'ALESSANDRO | CASA DA IMAGEM | 13.07.2019 – 15.03.2020
A exposição na Casa da Imagem, Museu da Cidade de São Paulo, foi prorrogada até 15 de março de 2020. “Não Oficial” Desde a década de 1990, o fotógrafo documentarista, Paulo D’Alessandro teve acesso ao universo celebrativo da sociedade paulistana, retratando cenas extraídas das festas, eventos e viagens da alta sociedade, seus salões privativos, e…
Saiba mais NÃO OFICIAL | PAULO D'ALESSANDRO | CASA DA IMAGEM | 13.07.2019 – 15.03.2020
THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES | OCA | 20.09.2019 – 01.12.2019
Abertura: 20/09/2019 às 9h A maior exposição LEGO® do Mundo, inspirada em Batman, Superman e Mulher Maravilha, com mais de 120 impressionantes obras de arte, chega ao Brasil em setembro após sucesso retumbante na Europa criada pelo artista Nathan Sawaya com mais de 2 milhões de blocos LEGO®, a Mostra será inaugurada dia 20 de…
Saiba mais THE ART OF THE BRICK®: DC SUPER HEROES | OCA | 20.09.2019 – 01.12.2019
À DERIVA SÃO PAULO VON POSER | PAULO VON POSER | SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS | 28.09.2019 – 15.03.2020
O Museu da Cidade de São Paulo convida a todos para a abertura da exposição “À Deriva São Paulo von Poser”, do artista plástico Paulo Von Poser, no Solar da Marquesa de Santos. A mostra apresenta 55 trabalhos (28 trabalhos + 27 fotos históricas) em um panorama entre passado, presente e futuro da região central…
SOTAQUES PAULISTANOS DA BAUHAUS | CASA MODERNISTA | 17.08.2019
Sotaques paulistanos da BauhausFotografias de Leonardo Finotti Como tributo ao centenário da fundação da Bauhaus, o Museu da Cidade de São Paulo expõe na Casa Modernista o trabalho do fotógrafo Leonardo Finotti trazendo uma seleção que flagra, em nossa cidade, reverberações da escola alemã de design e artes aplicadas que tanto influenciou o desenvolvimento da…
Saiba mais SOTAQUES PAULISTANOS DA BAUHAUS | CASA MODERNISTA | 17.08.2019
Casa da Imagem inaugura a exposição TOMBO
Ao longo dos últimos 20 anos a Prefeitura de São Paulo tem incorporado a tecnologia digital em seu cotidiano. A substituição de procedimentos nesse longo período representou mudanças na mentalidade dos servidores públicos, que passaram a conectar-se por meio de máquinas. A ampla disponibilidade dessa nova tecnologia impôs o abandono do sistema analógico, consolidando o…
Casa da Imagem abre duas exposições com narrativas paralelas sobre nichos da sociedade paulistana dos anos 90
CASA DA IMAGEM ABRE DUAS EXPOSIÇÕES COM NARRATIVAS PARALELAS SOBRE NICHOS DA SOCIEDADE PAULISTANA DOS ANOS 90 “Não Oficial”, de Paulo D’Alessandro, e “Cara, Corpo, Voz!”, de Cláudia Guimarães, retratam, respectivamente, o luxo e o underground e costuram uma crônica de época através de imagens No dia 13 de julho de 2019, a Casa…
Casa Modernista recebe exposição de Gregori Warchavchik
Disponível no portal Revista Museu A partir do dia 27 de abril, a cidade de São Paulo recebe A Casa Modernista, mostra realizada no espaço que dá nome à exposição e que apresenta ao público a história da casa e o percurso do arquiteto Gregori Warchavchik, ucraniano naturalizado brasileiro, responsável pelo projeto e figura singular na…
Saiba mais Casa Modernista recebe exposição de Gregori Warchavchik
Casa Modernista recebe exposição “CASA MODERNISTA – Gregori Warchavchik” sobre sua história
Inauguram neste sábado 27/04, simultaneamente, no Itaú Cultural às 11h, e no Museu Lasar Segall às 15h, exposições sobre o arquiteto ucraniano GREGORI WARCHAVCHIK, pioneiro em construções modernistas no Brasil, reunindo projetos, mobiliário, entrevistas, e fotos, com curadoria da equipe Itaú Cultural, co-curadoria e idealização de Silvia Segall. Fazendo parte de um projeto da co-curadora,…
Solar da Marquesa de Santos e Beco do Pinto Recebem instalações de Giselle Beiguelman
“Chacina da Luz” e “Monumento Nenhum” discutem a perda de memória no espaço público e as estéticas do esquecimento na cidade de São Paulo. Abertura no sábado, dia 04 de maio, às 11 horas. Entrada gratuita O Museu da Cidade inaugura no dia 04 de maio, sábado, às 11 horas, as instalações “Chacina da Luz” e…
Saiba mais Solar da Marquesa de Santos e Beco do Pinto Recebem instalações de Giselle Beiguelman
Casa do Bandeirante recebe instalação “A Lógica do Lugar”, do artista Gustavo Rezende
A Lógica do Lugar | Gustavo Rezende A tradição presente na História da Arte sempre foi um assunto de reflexão na produção do artista Gustavo Rezende. Os principais materiais que ele elege para desenvolver suas obras carregam essa herança em seu uso. Além disso, conceitualmente o trabalho do artista trata da História da Arte, presta…
Saiba mais Casa do Bandeirante recebe instalação “A Lógica do Lugar”, do artista Gustavo Rezende
Casa da Imagem inaugura a exposição SÓLOVE
No dia 23 de fevereiro de 2019, a Casa da Imagem, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Cultura, abre a exposição SÓLOVE, mostra fotográfica com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, que discute a manifestação do amor, sedução e sexualidade nos espaços públicos de São Paulo, e…
Primórdios da Coleção de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo
Inaugurada em 09 de junho de 2018 – Prorrogada por tempo indeterminado – Solar da Marquesa de Santos A exposição “Primórdios da Coleção de Bens Móveis” apresenta no Solar da Marquesa de Santos um recorte inicial da Coleção de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo. A Coleção é composta por cerca de…
Saiba mais Primórdios da Coleção de Bens Móveis do Museu da Cidade de São Paulo
Exposição “Ato Contínuo” na Casa do Tatuapé
Coletivo Em Branco na Casa do Tatuapé / Museu da Cidade de São Paulo De 15 de outubro a 31 de março de 2019, o coletivo Em Branco[1] vivenciou a experiência de habitar a Casa do Tatuapé[3] por meio do work in progress [trabalho em andamento]. Os artistas Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris…
MORUMBI | CAXINGUI | BUTANTÃ |CAPELA DO MORUMBI | CASA DO SERTANISTA| CASA DO BANDEIRANTE | 02.09.2018 – 17.02.2019
O Museu da Cidade de São Paulo se articula a partir do seu acervo arquitetônico, um conjunto composto por doze importantes construções distribuídas pela cidade. São sítios históricos, onde se encontram moradias rurais dos séculos XVII, antigas residências situadas junto ao marco inicial da ocupação urbana na região central, assim como exemplares representativos de outros…
Exposição Construção e Memória
A exposição apresenta a história das casas, do território e as obras de restauro realizadas nesses dois exemplares da arquitetura bandeirista paulistana. Na Casa do Bandeirante temos fotografias e vídeo com imagens da Comissão do 4º Centenário de São Paulo, responsável pela abertura da Casa do Bandeirante durante as comemorações do aniversário da cidade em…
A “gran dama” das artes
Exposição Yolanda Penteado, a dama das artes de São Paulo Cercados por uma transição política, econômica e social que se desloca do nacionalismo de Vargas, passa pelo desenvolvimentismo de JK e compartilha dos primeiros momentos da Ditadura Militar, Yolanda Penteado, Francisco Assis Chateaubriand (Chatô) e Francisco Matarazzo Sobrinho (Ciccillo) tornam-se grandes mecenas, que se distinguem…
ESCAVANDO O PASSADO – ARQUEOLOGIA NA CIDADE DE SÃO PAULO | SÍTIO MORRINHOS
O Museu da Cidade de São Paulo inaugura, no Sítio Morrinhos, a exposição “Escavando o passado – arqueologia na cidade de São Paulo”. Desvendando o passado paulistano, a mostra reúne materiais recolhidos em pesquisas arqueológicas realizadas em diversas regiões da cidade, desde o início das ocupações até as primeiras vielas, caminhos e ruas que resultaram…
Saiba mais ESCAVANDO O PASSADO – ARQUEOLOGIA NA CIDADE DE SÃO PAULO | SÍTIO MORRINHOS
LUZ ENCARNADA EM CORPO | CORPO EVANESCIDO EM LUZ
De 16 de junho a 19 de agosto de 2018 O Museu da Cidade de São Paulo apresenta, entre os dias 16 de junho e 19 de agosto, uma exposição do artista Albano Afonso: Luz encarnada em corpo/Corpo evanescido em luz, onde a Casa Bandeirante é ocupada por uma série de instalações com objetos fundidos em bronze, cristais e…
Ronda
De 16 de junho a 19 de agosto de 2018 A artista Carla Chaim apresenta a exposição Ronda, onde a Casa Sertanista é ocupada por uma série de vídeos e objetos inéditos. Os vídeos são resultado de ações realizadas pela artista no ultimo mês, e explicitam as características da Casa, ao mesmo tempo em que especulam usos e pequenas ficções.…
Domo | Vanderlei Lopes
No interior do espaço foi instalado um domo ideal de 9 metros de comprimento por 4 metros de diâmetro, projetado para ser construído em barro a partir de elementos baseados em domos emblemáticos, góticos, renascentistas, construídos ao longo da história da humanidade. Dadas as dimensões, além de seu rendilhado, a ideia é referir a um…
Equações da Metrópole
Museu da Cidade de São Paulo | Casa da Imagem e Solar da Marquesa de Santos A exposição Equações da Metrópole traz 124 obras do acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo e dois filmes de Benedito Junqueira Duarte. Com curadoria de Henrique Siqueira e Monica Caldiron, a mostra estará aberta ao público…
INUNDAÇÕES EM SÃO PAULO
O alagamento da Várzea do Carmo com águas do Rio Tamanduateí represado pelo aterro que ligava a cidade ao Brás, está entre as mais antigas fotografias urbanas realizadas em 1862 por Militão Augusto Azevedo, somando-se a esta mais de 31 imagens, todas pertencentes ao acervo fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo, que documenta…