A Escola de Acessos, iniciativa do Núcleo de Formação e Desenvolvimento de Públicos do Museu da Cidade de São Paulo, tem como missão promover a transformação dos espaços culturais em ambientes acessíveis e inclusivos. Reconhecendo o papel central que a cultura desempenha na construção de uma sociedade mais justa, o projeto oferece diversas formações voltadas para profissionais da cultura, educação, pesquisadores e demais interessados, com foco em práticas e reflexões que ampliem o acesso de públicos de pessoas com deficiência, neurodiversidade e populações socialmente vulneráveis.
Em um contexto onde a democratização cultural é uma prioridade, a Escola de Acessos busca a partir destas atividades criar espaços para compreender e responder às necessidades específicas de públicos que historicamente enfrentaram barreiras de acesso.
A Escola de Acessos desenvolveu três eixos que oferecem uma programação voltada para Acessibilidade à Pessoa com Deficiência, Acessibilidade para Pessoas Neurodiversas e Acessibilidade Sociocultural. As atividades oferecidas abordam tanto os aspectos técnicos quanto as questões éticas e sociais necessárias para implementar mudanças que impactem diretamente a experiência de acesso e permanência desses públicos em espaços culturais.
A formação continuada de profissionais que atuam na cultura é essencial para que museus, bibliotecas, centros e casas culturais se tornem locais acolhedores e acessíveis. Ao sensibilizar e qualificar essas equipes, a Escola de Acessos não apenas contribui para a eliminação de barreiras físicas, comunicacionais e atitudinais, mas também fortalece o papel dos espaços culturais como agentes de transformação social.
A programação da Escola de Acessos pode ser consultada nesta página e no perfil do Museu da Cidade de São Paulo nas redes sociais.