A Formação do acervo institucional do Museu da Cidade
Dando sequência à nossa programação, inaugurada em 16 de abril de 2019, apresentamos o terceiro evento da série O Museu da Cidade: história, acervos e território, que abordará três dos cinco acervos operacionais do Museu da Cidade de São Paulo: fotográfico, arquitetônico e bens móveis. A proposta da ação, além de apresentar e contextualizar historicamente a formação desses acervos é propor reflexões sobre a memória (presença e invisibilidades) do território paulistano a partir da interlocução entre essas coleções.
PROGRAMA 20/08/2019
9h Credenciamento (inscrições no dia do evento, por ordem de chegada).
9h45 Abertura
10h Painel 1: O Departamento de Cultura e a formação da coleção fotográfica do Museu da Cidade
A criação da Divisão de Documentação Histórica e Social em 1935 bem como a consolidação do Departamento de Cultura em 1936 trouxe, ao Município de São Paulo o recebimento de acervos e consequentemente sua salvaguarda, bem como novas possibilidades culturais acerca da cidade, sua memória e seus territórios. Desde o Departamento de Cultura até os dias de hoje, o Museu da Cidade de São Paulo possui um acervo fotográfico de grande valor histórico e documental, que retrata predominantemente a cidade de São Paulo e suas transformações urbanas nos últimos 150 anos. O painel pretende apresentar e discutir o perfil desse acervo.
Palestrantes: – Walter Pires (Arquiteto do Departamento do Patrimônio Histórico – DPH/SMC)
– João de Pontes Junior (Bibliotecário do Museu da Cidade de São Paulo – DMU/SMC)
Mediação: – Vera Lúcia Cardim (Socióloga, especialista em Museologia e servidora aposentada da Secretaria Municipal de Cultura)
11h30 Debate
12h Almoço e visitas mediadas às exposições do Solar da Marquesa de Santos, Beco do Pinto e Casa da Imagem
14h Painel 2: O IV Centenário e a Formação das coleções de bens móveis e arquitetônicas
As comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo (1954) trouxeram inúmeras reverberações, dentre elas, a restauração da Casa do Bandeirante, localizada no bairro do Butantã com o propósito de reafirmar o possível protagonismo paulista na história do país. Hoje, essa edificação pertence coleção arquitetônica do Museu da Cidade. O painel, portanto objetiva discutir aspectos sobre a formação do acervo arquitetônico em consonância com a aquisição de mobiliários e alfaias coletados nas fazendas do interior de São Paulo e Minas Gerais no intuito de criar ambientações para essas casas históricas no contexto do IV Centenário.
Palestrantes: – Rosaelena Scarpeline (Bibliotecária, Doutoranda em História da Arte IFCH-Unicamp, ex-Diretora da Biblioteca do CMU)
– Regina Helena Vieira dos Santos (Arquiteta do Museu da Cidade de São Paulo – São Paulo – DMU/SMC)
Mediação: –Vera Toledo Piza (Museóloga do Centro Cultural São Paulo – CCSP/SMC)
15h30 Debate
16h Visita mediada com a curadora Gabriela Rios à exposição “Do Cenário ao Museu”.
A mostra reflete a formação do acervo de bens móveis do Museu da Cidade, no contexto histórico do restauro da Casa do Bandeirante e das festividades do IV Centenário de São Paulo (1954).
17h Encerramento
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA SÉRIE HISTÓRICA
O MUSEU DA CIDADE: HISTÓRIA, ACERVOS E TERRITÓRIO
16 e 17 de abril O Museu da Cidade e a representação do território
Percurso institucional, desafios de gestão de acervos e ações extramuros
18 de junho A cidade como acervo operacional
Memória social, políticas de patrimônio e planejamento urbano
Lugares de memórias difíceis e narrativas periféricas
20 de agosto A Formação do acervo institucional do Museu da Cidade
O Departamento de Cultura e a formação da coleção fotográfica
O IV Centenário e a Formação das coleções de bens móveis e arquitetônicas
22 de outubro Entre o tangível e o intangível (desenvolver)
A formação do acervo documental e de história oral
10 de dezembro O Educativo do Museu da Cidade (em desenvolvimento)
Origens e desafios contemporâneos
O PROJETO DIÁLOGOS NO MUSEU DA CIDADE
Lançado em abril de 2019, o projeto Diálogos no Museu da Cidade foi estruturado a partir de curadoria compartilhada entre os setores da Museologia, Curadoria, Educativo e Arquitetura do museu com o objetivo de apresentar a sua história institucional e, sobretudo, destacar o seu papel social como espaço público privilegiado para as necessárias reflexões sobre as dinâmicas culturais e sociais da cidade de São Paulo.
Nesse sentido, o projeto Diálogos no Museu articula as diferentes ações culturais em desenvolvimento no âmbito do Museu, buscando estruturar as ações curatoriais; oferecer suporte à produção de conteúdo para as futuras exposições; promover a reflexão sobre as exposições em cartaz; desenvolver ações extramuros da instituição (expedições, exposições, caminhadas, dentre outros); estimular a pesquisa acadêmica, interna e externa, a partir dos seus acervos institucionais; e promover a aproximação do museu com as comunidades acadêmica e museológica e a população da cidade sobre a qual a instituição atua, de modo a exercer todo o seu potencial institucional no processo contínuo e dinâmico de construção da cidade física e simbólica.