ARQUITETÔNICO
1.Beco do Pinto
2.Capela do Morumbi
3.Casa da Imagem
4.Casa do Butantã
5.Casa do Caxingui
6.Casa do Grito
7.Casa do Sítio da Ressaca
8.Casa do Tatuapé
9.Casa Modernista
10.Chácara Lane
11.Cripta Imperial
12.Sítio Morrinhos
13.Solar da Marquesa de Santos
BENS MÓVEIS HISTÓRICOS
FOTOGRÁFICO
- Série Becherini: produzida pelo estúdio da família de mesmo nome, retrata a cidade no período de 1910 a 1950.
- Série Ivo Justino: documenta obras realizadas na cidade entre 1966 até 1971.
- Série Aristodemo Becherini: A coleção compreende 2.254 negativos que complementam as coleções sobre o centro histórico de São Paulo.
- Série Marília Azevedo: imagens produzidas pelo fotógrafo Guilherme Gaensly no início do século passado, com especial atenção para a tipologia dessas imagens originais em fototipia.
- Série BJ Duarte: imagens produzidas a partir das atividades realizadas pelo Departamento de Cultura, a pedido do seu Diretor Mário de Andrade. Vale um destaque para a documentação dos Parques Infantis e as transformações nas vidas da cidade.
- Série Ribeiro Franco: Imagens da construção da Biblioteca Mário de Andrade, cedidas pela construtora Ribeiro Franco.
- Série EMURB: Composta por imagens do Edifício Martinelli, as imagens foram emprestadas ao Museu em 1977.
- Série Barreto do Amaral: imagens do centro de São Paulo, composta também por cartões postais de Guilherme Gaensly e Prugner. Tem origem nos originais cedidos por Barreto do Amaral em 1978.
- Série Cia Várzea do Carmo: Originais doados pela Divisão Técnica de Medicina Veterinária e Manejo da Fauna Silvestre da Prefeitura Municipal de São Paulo (Depave) em 1978. Retratam especificamente a Várzea do Carmo, Parque Dom Pedro, e Rio Tamanduateí.
- Série Eugênio Marcondes de Moura: imagens de retratos de famílias de fazendeiros do Vale do Paraíba. Compreendem registros referentes a senzalas e colônias em São Manoel, São João da Boa Vista, Corumbateí entre outras. Traz também anúncios de jornais de Campinas sobre a fuga de escravos.
- Série Ricardo Azevedo: imagens da Residência do Sr. Eugênio do Val situada na Rua Albuquerque Lins e Av. Angélica.
- Série Geraldo Sesso Jr: composta por imagens referentes ao centro da cidade em meados do século XXI, em especial as vias: Ladeira do Carmo, Caminho da Luz e Caminho da Penha.
- Série Adrion Plazzolles Gonzales: retratos de mulheres e crianças, predominando cartas e cartões postais trocados entre membros da família de A. P. Gonzales. Trabalhos assinados por Valério Vieira, Rodolfo Neahaus, Hermann Welish e Rizzo.
- Série Álvaro de Oliveira Valle: imagens que retratam a Revolução de 1924 na região da Mooca.
- Série Arquivo Light: imagens que retratam os bairros de Santa Cecília e Vila Buarque, tendo como fotógrafos Militão de Augusto Azevedo e Guilherme Gaensly.
- Série Instituto Mackenzie: imagens reproduzidas do álbum de Guilherme Gaensly sobre São Paulo.
- Série Otávio R Nóbrega: imagens reproduzidas a partir de duas publicações: “A polícia militar de São Paulo: Gabinete de Investigações” e Relatório de 1934: Gabinete de Investigações”.
- Série Vacily Volkov: imagens que retratam campanhas políticas de 1950 e 1960, mas possui também imagens da cidade de São Paulo.
- Série Nair Benedicto: Formada por 30 imagens da fotógrafa, que trazem à tona momentos vividos pelos movimentos operários, a ditadura militar, os meninos em situação de rua, dentre outros. Imagens do cotidiano da cidade.
- Série DIM: compreende no registro de imagens cidade de São Paulo na década de 1990, realizadas pelos fotógrafos: Márcia Alves, Cláudia Alcoker, Maria Luiza Martinelli, José Reiche Bujardão, tendo diferentes temáticas das quais se destacam os seguintes projetos: etnias/imigração; mulheres; presença indígena na cidade; movimentos sociais; monumentos e ruas do centro; eventos institucionais; habitação na cidade, dentre outros.
- Série Expedição São Paulo 450 anos: uma viagem pela metrópole por meio de fotos que documentaram a Expedição realizada em janeiro de 2004 em comemoração aos 450 anos do município.. Na oportunidade dois grupos percorreram a cidade, durante uma semana, nos eixos Leste/Oeste e Norte/Sul pelo Museu da Cidade de São Paulo, com a participação de pesquisadores das áreas de museologia, antropologia, sociologia, fotografia, saúde, educação, geografia, etnomusicologia, história, meio ambiente, arquitetura, arqueologia, artes plástica, arte educação.Foram produzidos relatórios de observação e imagnes dos bairros e habitantes por onde a expedição circulou.
HISTÓRIA ORAL
A partir da retomada dos mapeamentos e coletas de depoimentos esse acervo será ampliado dentro de suas linhas de pesquisa já existentes: