Representações da Cidade de São Paulo
A exposição “Representações da cidade no acervo do Museu da Cidade de São Paulo” destaca marcos importantes na formação e na atualização da coleção do Acervo Fotográfico do Museu da Cidade de São Paulo, que foi iniciado em 1905 com uma encomenda a Valério Vieira e é a mais antiga coleção pública de imagens da cidade. Ele documenta a evolução urbana desde 1862, com mais de 90 mil imagens em negativos e matrizes de base fílmica. Antes disso, a história da cidade era passada de forma oral e registrada por outros meios, como documentos e pinturas.
Sítio da Ressaca
Mostra com curadoria de Marly Rodrigues que apresenta a trajetória do Sítio da Ressaca. O local é uma das unidades do Museu da Cidade de São Paulo e representa as transformações sociais e urbanas paulistanas, unindo passado e presente. Sua origem é incerta, mas consta que pertenceu a Manuel Lopes de Medeiros e, em 1780, foi dividido por D. Tereza Paula Fernandes entre vendas e doações.
Navio Perdido: cidade à deriva na fotografia de Márcia Alves
Nesta mostra a fotógrafa Márcia Alves captura a complexidade de São Paulo e documenta a realidade das ocupações informais e as condições precárias de moradia, expondo desigualdades e a luta pela sobrevivência com registros que refletem as transformações sociais da cidade de São Paulo.
Saiba mais Navio Perdido: cidade à deriva na fotografia de Márcia Alves
Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação
Mostra que destaca a diversidade da produção do arquiteto Rino Levi, por meio de projetos emblemáticos, e também apresenta detalhes arquitetônicos, textos, publicações e depoimentos sobre o autor, focando em obras que estão dentro do contexto urbano de São Paulo.
Saiba mais Rino Levi, história e utopia – destruição, permanência, renovação
Exposição “A São Paulo da Marquesa de Santos: cumplicidade de um cenário”, curadoria de Paulo Rezzutti
A exposição apresenta a trajetória histórica da moradora mais famosa do Solar da marquesa de Santos: Domitila de Castro do Canto e Melo (1797-1867). A mostra tece informações biográficas de Domitila, que se misturam com fatos políticos e sociais brasileiros, da Colônia ao Segundo Reinado, e se inserem na cidade de São Paulo.
DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU-A-PIQUE | CASA DO GRITO
A exposição enfoca o resultado de pesquisa arqueológica realizada na década de 1980. O objetivo é valorizar a Casa do Grito como patrimônio histórico, e ao mesmo relatar a história da casa de pau-a-pique erguida na segunda metade do século 19, e que se constitui num dos últimos exemplares desse tipo de construção na cidade…
Saiba mais DA INDEPENDÊNCIA AO GRITO: HISTÓRIA DE UMA CASA DE PAU-A-PIQUE | CASA DO GRITO